quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cena Independente

     De 20 a 30/1 a cidade de Park City, em Utah nos Estados Unidos, se transforma na capital do cinema independente com o badalado Sundance Film Festival. O evento realizado no gelado complexo turístico acontece desde 1985, e já revelou nomes como Diablo Cody ("Juno"), Robert Rodriguez ("Sin City" e "El Mariach"), e o próprio Quentin Tarantino, que frequenta o festival desde o início. A mostra de cinema tem a fama de revelar ótimos filmes independentes, e é o paraíso dos cinéfilos.
O Sundance Film Festival é uma iniciativa do Sundance Institute, criado pelo ator Robert Redford em 1981. Redford reuniu dez cineastas emergentes para trabalharem com reconhecidos roteiristas e diretores de Hollywood em uma semana de laboratórios e workshops, a fim de desenvolverem projetos independentes consistentes. Os primeiros encontros entre os profissionais da sétima arte fizeram com que o Instituto crescesse e se transformasse em uma organização internacional reconhecida por milhares de artistas do mundo do cinema, do teatro e da música.
Foram selecionados 57 filmes para concorrer, nas quatro categorias em que é dividido o festival (Documentário EUA, Ficção EUA, Documentário Cinema Mundial e Ficção Cinema Mundial). Entre os destaques da categoria ficção EUA, estão 'Like Crazy', dirigido por Drake Doremus e estrelado por Anton Yelchin e Jennifer Lawrence; 'Higher Ground', dirigido por Vera Farmiga e 'Little Birds', do diretor e roteirista Elgin James. Já na ficção do cinema mundial, alguns dos favoritos são o italiano 'Lost Kisses', de Roberta Torre; o francês 'A Few Days of Respite', de Amor Hakkar; e 'All Your Dead Ones', do diretor colombiano Carlos Moreno.
O Brasil está representado no festival apenas com o filme 'Tropa de Elite 2', de José Padilha, na mostra não-competitiva. Ao todo, são escolhidos cerca de 200 filmes entre mais de seis mil inscrições para representar toda a cena independente mundial. Ótima dica para os cinéfilos!

www.sundance.org/festival
Por: Taste

Nenhum comentário: