sábado, 13 de novembro de 2010

Pousar em Portugal, com elegância

Castelos e conventos são transformados em belos hotéis

A exemplo dos famosos Paradores espanhóis, Portugal tem uma série de pousadas situadas em prédios históricos, como conventos e castelos de muitos séculos atrás. São hotéis de conforto moderno, geralmente com comida clássica bem-feita, carta de vinhos com os melhores exemplares de cada região e proporcionam ao visitante um contato mais profundo com a história do país.



Foto: Mauro Marcelo
A Pousada de São Francisco, em Beja, Portugal: passado com conforto atual
A região do Alentejo tem algumas dessas pousadas, essenciais para quem deseja conhecer a maior produtora de vinhos do país, com adegas muito bem equipadas e um número crescente de bons produtos. Para identificá-las, as palavras-chave nos rótulos, após o nome de fantasia, são Reserva, Garrafeira e Colheita Seleccionada (os portugueses ainda resistem à reforma ortográfica).
O enoturismo também está sendo incrementado, com algumas vinícolas oferecendo acomodações, passeios e até caças a animais como javali, lebre e veados. É um turismo rústico, com as Pousadas de Portugal tornando-se a escolha adequada para quem não abre mão da elegância e bom serviço, em meio a um banho de História.



Foto: Mauro Marcelo
Na colina rodeada por vinhedos da pequena e linda Estremoz, o castelo trasformado
em pousada.
A Pousada Rainha Santa Isabel, por exemplo, está dentro do Castelo de Estremoz, bem no alto de uma colina cercada por vinhedos e casinhas brancas, com uma vista e um por-do-sol emocionantes. Foi construído a partir de 1258 por D. Dinís para sua mulher, a rainha Isabel.
Em Beja, a grandiosa Pousada de São Francisco funciona em um convento franciscano do século XIII. E em Évora, a capital do Alentejo, o Convento dos Lóios, do século XV, é um luxuoso hotel no centro histórico da cidade, Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Essas e as demais as pousadas do país são escolhas perfeitas para um mergulho histórico na pátria-mãe.



Foto: Mauro Marcelo
Do alto da torre, a vista a partir da Pousada da Rainha Santa Isabel
Serviço:
Pousadas de Portugal

 

É jornalista, crítico gastronômico, escritor e chef de cozinha. Especialista em vinhos, foi também editor do Guia 4 Rodas e da revista Gula 

Mauro Marcelo  - www.luxo.ig.com.br

"O estilo de vida a partir da gastronomia, do vinho e outras experiências"


Nenhum comentário: