domingo, 3 de outubro de 2010

Viaje pelo mundo e conheça restaurantes e transportes sustentáveis

restaurante-canada
O MuvBox foi construído a partir de um container/Foto: Divulgação

Quer visitar diferentes lugares e conhecer transporte e comida feitos de forma sustentável? O EcoD te mostra algumas das novidades de cidades da Europa, China, Estados Unidos e Canadá que possuem atrativos fora do comum.
  • Montreal, Canadá
O velho porto de Montreal, a cidade franco-canadense, possui um restaurante sustentável, o MuvBox. Montado a partir de um container e com piso reciclado, ele também utiliza energia solar como fonte de eletricidade e vende comidas típicas de região. Além disso, quando fechado, o ponto é facilmente transportado para qualquer lugar.
  • Pittsburgh, nos Estados Unidos
O restaurante Eat'n Park em Pitsburgo, Pensilvânia, em breve utilizará a energia eólica para cozinhar panquecas e tortas de maçã. A empresa vai instalar uma turbina de 40 pés de altura para gerar em torno de 2 mil kilowatt/hora de potência por ano.
A direção do restaurante também planeja colocar fogões inteligentes que economizam energia e calhas no telhado para reaproveitar a água da chuva.
  • Penísula de Roseland, na Inglaterra
barco-inglaterraSe você algum dia passar por Roseland, leste da Inglaterra, não esqueça de passear com a principal companhia de transporte marítimo da penísula, a Place Ferry. Os barcos da empresa reaproveitam óleo frito de hotéis e restaurantes da região como combustível. Apesar do cheiro um pouco forte, a vista e o passeio prometem ser uma experiência inesquecível.
  • Berlim, capital da Alemanha
barco-berlimOutra embarcação europeia movida a energia solar é o Solon. O catamarã possui 24 painéis em seu telhado que geram potência suficiente para transportar 60 passageiros por vez. Os passeios da empresa levam turistas para percorrer os canais de Berlim, com direito a shows de jazz a bordo.
  • Hong Kong, na China
Hong Kong lançou um serviço de ferry solar em junho para levar passageiros do continente aos campos públicos de golfe na ilha de Kau Sai Chau. A embarcação suporta 100 pessoas e leva apenas 15 minutos para realizar a travessia.
A companhia que realiza os passeios estima uma economia de 50% no custo das viagens, em comparação com os catamarãs utilizados anteriormente.

  • Londres, capital da Inglaterra
Os ingleses, famosos por seus estudos e invenções bizarras, inventaram um transporte coletivo sustentável muito inovador, o PediBus. No veículo, cabem oito pessoas (contando com o motorista) que, sentadas frente a frente, pedalam para conhecer Londres. Durante a viagem são servidos diversos drinks e os passageiros ainda podem ouvir músicas tocadas por um rádio de energia solar.
bicicleta-londres
Em Londres, sete turistas e um motorista pedalam para conhecer a cidade/Foto: Divulgação




www.ecodesenvolvimento.org.br

Nenhum comentário: