terça-feira, 19 de outubro de 2010

Líder feliz = eficiência nas equipes!

Por Isabela Rios Piñeiro

Mudar normalmente é difícil, pois nos tira da zona de conforto. Toda mudança demanda quebra de paradigmas. Todos nós vivemos em tempos de mudanças e elas ocorrem independentemente da nossa vontade. Diante desse cenário rapidamente mutável, a adaptabilidade às mudanças é uma condição indispensável para a sobrevivência de pessoas e organizações. Quem consegue se adaptar não só sobrevive como também alcança o sucesso.

Profissionais que desejam crescer e se manter no mercado de trabalho precisam acompanhar a evolução, estar atualizados e dispostos a abrir mão de velhas práticas e a incorporar o novo.

Inovar não é sempre fácil, pois exige o abandono de práticas as quais estávamos habituados, o que nos causa incerteza e desconforto. O desconhecido nos traz medo e insegurança, mas podemos olhá-lo como uma oportunidade de medir nossa capacidade de vencer obstáculos, criar e inovar. Há pessoas que ficam estagnadas diante de uma situação nova e, normalmente, são aquelas que ainda não adotaram o papel de protagonistas de sua própria história.

O líder protagonista, que busca o autoconhecimento contínuo revendo crenças, valores e hábitos sempre que necessário, tem mais chance de se manter feliz, realizado. Dessa forma, consegue levar os membros da equipe a reproduzirem esse modelo e a alcançarem a excelência.

Nenhum comentário: