quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Jet lag

Foto: divulgação

O que é jet lag?
O jet lag é reação do organismo à diferença do fuso horário. O mal estar é comum após longos voos internacionais.
Todos sentem os efeitos do jet lag?
Sim. No entanto, há pessoas mais suscetíveis, como quem tem mais de 60 anos. Entre os sintomas estão dor de cabeça, irritabilidade, fadiga, insônia.
O que posso fazer durante o voo para amenizar esses sintomas?
Tente habituar-se o mais rápido possível aos horários locais. Ainda no avião ajuste o relógio de acordo com a hora do destino e procure fazer as refeições por ele – e não apenas quando sentir fome. Tenha algo para beliscar, assim se evita ficar em jejum por muito tempo, o que acentua os sintomas. Na medida do possível, tente também sincronizar seu horário. Se for para um lugar onde é preciso adiantar os ponteiros, procure não dormir muito no avião. Isso ajuda diminuir o risco de insônia. Lembre-se de que, dependendo da diferença de fuso, enquanto é noite lá ainda é fim de tarde para seu relógio biológico. Se for necessário atrasar os ponteiros, é preciso estar com energia em estoque, pois o dia será mais longo. Para dormir bem no avião, facilita ter alguns acessórios como tapa-olhos, pescoceira (o modelo inflável é melhor, pois você ajusta na altura ideal para seu conforto) e tapa-ouvidos.
E depois do voo?
Nos primeiros dias em um novo lugar tente se expor mais à luz solar. Ela vai dar ao seu cérebro a noção certa sobre os períodos do dia – e isso ajuda a regular o sono.
Quanto dura a sensação de jet lag?
Os sintomas manifestam-se até 24 horas depois do desembarque. O mal estar dura, em média, um dia para cada hora de diferença no fuso horário.


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