quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fun at Versailles


Por: Taste

    
Considerado uma das pessoas mais influentes do mundo pela revista Time, o japonês Takashi Murakami invadiu o tradicional Palácio de Versailles, na França, com suas obras futuristas e com cara de desenho animado. As peças se destacam em meio à decoração clássica, mas foram consideradas polêmicas por mexer com todo o design de um dos lugares mais sofisticados do mundo.

Para um japonês como eu, o Château de Versailles, é um dos maiores símbolos da história ocidental. É um emblema de elegância, sofisticação e arte sobre o qual a maioria de nós só pode sonhar a respeito. Tudo sobre Versailles nos é transmitido como um fantástico conto criado de um reino muito distante', declarou Murakami sobre a exposição. Ao criar obras para fazerem parte da decoração do Château, o objetivo foi trazer mais elementos dos contos de fada e do mundo infantil para o lugar tão mistificado, criando um contraste entre a seriedade e a diversão. Das 22 peças espalhadas pelas galeriais de Versailles, 11 foram produzidas especialmente para a exposição.

Nascido em Tokyo, Murakami estudou arte japonesa na Tokyo National University of Fine Arts and Music e fez doutorado sobre os estilos artísticos do século XIX. Mas a sua maior inspiração foram os mangás e animes, que o artista acreditava representarem melhor o cotidiano no Japão. Usando isso como inspiração, ele criou um novo estilo com referência pop, rejuvenescendo a arte japonesa. Através de suas obras e peças, Takashi fala sobre comunicação em massa e cultura pop, quebrando as barreiras entre arte, design, decoração e quadrinhos, de um jeito bem-humorado. Uma exposição verdadeira imperdível, que quebra a sisudez de um dos mais importantes cartões-postais do mundo!

Serviço: Até 12/12 no Palácio de Versailles.
www.takashimurakami.com
 
 
www.taste.uol.com.br

Nenhum comentário: