domingo, 3 de outubro de 2010

Encanto é segredo do turismo de Luxo

Por Marina Faleiros Garcia 

 
Divulgação
           Ilhas Fiji, um dos destinos especiais
da Teresa Perez Tours
"Luxo é sair de um bangalô em que se está hospedado e pisar na areia, é poder saborear uma refeição impecável ou um jantar à luz das estrelas, com nativos contando sobre o país que se visita". É desta maneira que Teresa Perez, presidente e criadora da Teresa Perez Tours, desmistifica alguns preconceitos que sempre teve que ouvir quando resolveu apostar no segmento de turismo de Luxo no Brasil, um campo ainda pouco explorado pelas agências de viagens. "Era difícil mostrar para as pessoas que ter Luxo não é pecado e apenas sinal de ostentação. Luxo é estilo de vida, é poder ter um serviço diferenciado, com emoção", acredita. A agência, que começou há 15 anos com apenas três pessoas, hoje possui 48 funcionários.
Para conseguir tocar seus clientes e promover viagens marcantes, Teresa conta que, em primeiro lugar, é preciso saber ouvir muito bem o cliente, seus gostos e ansiedades. Só assim ela poderá indicar os melhores destinos e passeios para cada tipo de pessoa, que podem ir de passeios na França a safáris na África. "É um trabalho bem artesanal, de compreensão e relacionamento com o cliente", diz. De acordo com ela, a viagem é preparada nos mínimos detalhes, envolvendo gostos pessoais, como se deseja ou não ter passeios culturais, se a viagem é em família ou com amigos. "São várias peças que contribuem para a viagem ser maravilhosa. O hotel em que se hospeda, a distribuição certa dos dias da viagem, as atividades e o que envolvem os passeios, como por exemplo, ter que acordar um dia de madrugada, para que o cliente saiba muito bem tudo o que vai fazer", diz.
Mas existem pontos que Teresa não abre mão na hora de traçar um roteiro, como a qualidade da hospedagem. Ela só aceita trabalhar com hotéis de alto padrão e que ofereçam um atendimento especial. "O encanto do destino é o hotel que você fica. Se for bom, não importa que destino você vá, vai adorar", acredita. Com este detalhe sempre bem cuidado, a garantia de que o turista tenha à sua disposição uma equipe de profissionais treinados, que prestam um bom serviço de quarto e de restaurante, além de sempre estarem atentos ao conforto do hóspede, dão uma garantia maior de que a pessoa voltará satisfeita, sem ter se arrependido de ter saído de casa. "Hotéis especiais têm este comprometimento e treinam o time para servir e encantar o cliente".
Outro detalhe que Teresa gosta de cuidar pessoalmente é a escolha de fornecedores. Para ela, eles precisam andar alinhados, falar bom inglês e dar instruções extras, além de acompanharem os turistas ao hotel e verificarem se eles estão satisfeitos com o serviço. Oferecer alguns mimos também fazem parte da atmosfera de aconchego que Teresa gosta de criar: flores, frutas ou um bom vinho sempre esperam o hóspede quando ele chega no seu quarto do hotel, com um cartão de boas vindas. "Muito do Luxo é a emoção que estes detalhes proporcionam", acredita.
Para auxiliar no processo de escolha de fornecedores, a Teresa Perez Tours participa de duas associações internacionais voltadas ao turismo de Luxo, a Virtuoso e a International Luxury Travel Market (ILTM), que promovem encontros entre agentes de viagem e prestadores de serviços na área de turismo do mundo todo. "Desde o começo compreendi que o objetivo deles é acreditar que o mundo dos serviços é o da relação humana. No momento que conheço os hoteleiros e eles passam até a ser meus amigos pessoais, beneficio muito meus clientes, pois quando vão para um hotel são muito bem tratados". Entre as vantagens desta relação, ela conta que seus clientes muitas vezes têm direito a ficarem com quartos de categoria superior sem pagar a mais e garantia do early check-in , ou seja, quando o hóspede chegar cedo, já terá o quarto à sua disposição.
Todas as viagens de Teresa são personalizadas, mas duas vezes ao ano ela organiza grupos de até 20 pessoas para algum destino especial, na qual vai como guia. Ano passado, o país escolhido foi a Índia. Já neste ano, o grupo ruma para Mianmar, a antiga Birmânia, onde viajarão num barco de Luxo, passando por diversos vilarejos budistas, num ambiente bem primitivo e exótico, porém com extremo conforto. "Gosto de fazer com que meus clientes descubram um outro mundo, perceberem valores, crenças e formas de viver de culturas diferentes"
Divulgação
Índia, destino muito especial
Fonte: www.gestaodoluxo.com.br

Nenhum comentário: