sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Com que cor de roupa você vai vender hoje?

Fonte: www.blog.brasilgraf.com.br

Imagino que o título deste artigo seja um tanto quanto instigante. Na verdade o título está sim querendo dizer que a cor da roupa com a qual você sai para realizar uma venda faz diferença. Loucura? Estudos de neuromarketing provam que não.
Recentemente, saiu um artigo no blog neuromarketing que explica muito bem que esse pequeno detalhe pode fazer uma grande diferença. Já foi provado que a cor vermelha é a cor que mais atrai as mulheres. Ou seja, um homem vestido de vermelho as atrai mais facilmente. Essa afirmação não está apenas no âmbito dos relacionamentos afetivos, mas também no âmbito dos negócios.
Eis a afirmação: pessoas vestidas de vermelho têm maiores chances de vender um produto.
OK! Mas, por quê? Os estudos indicam basicamente dois motivos principais:
  1. Cultural. A cor vermelha sempre fez referência aos reis, à classe rica e poderosa das sociedades. Portanto, inconscientemente, pensamos que as pessoas que usam a cor vermelha são mais poderosas, mais ricas.
  2. Biológico. Em várias espécies primitivas, vermelho é a cor que representa os machos dominantes. Então, quando uma mulher vê a cor vermelha, pode sentir atração pelo motivo instintivo, biológico. No caso, a cor vermelha representa mais masculinidade, mais chances de geração de filhos mais saudáveis.
Mais um dado importante a ser citado. Os homens também se sentem atraídos pela cor vermelha. Mas então quer dizer que uma mulher também pode sair por aí de vermelho para realizar vendas? Infelizmente não é bem assim. Os homens se atraem pela cor vermelha somente no âmbito dos relacionamentos afetivos, ou seja, em uma relação de negócios, os homens tendem a ver a mulher de vermelho mais como uma parceira sexual do que como uma parceira de negócios. Então mulheres, esqueçam a cor vermelha. Ou, pelo menos, usem-na com discrição. As mulheres que usam essa cor no âmbito dos negócios tendem a ser vulgarizadas, consideradas menos competentes. Verdade? Não. Mas o cérebro do ser humano trabalha dessa forma. Por isso, as mulheres sempre devem utilizar roupas sóbrias, com cortes retos.
E você que já está empolgado para pegar a sua camisa vermelha e sair vendendo, calma! Não precisa exagerar. O uso de acessórios como gravatas, por exemplo, já ajuda e muito.
Você se importa com o que veste quando vai sair para vender? Vai começar a usar mais vermelho daqui para frente? Conte um pouco para nós.



Nenhum comentário: