quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mude algumas atitudes pessoais

Texto: Renato Mello -  Consultora de imagem corporativa. 
 
O ambiente corporativo normalmente provoca concorrências internas, relações humanas superficiais e avaliações frequentes de competência. Parece que estamos sempre sendo colocados à prova. Portanto, conquistar a confiança e o respeito dos colegas e da chefia nem sempre é tarefa muito fácil. Mas se tem algo que pode ser utilizado como um instrumento de reconhecimento são as atitudes do profissional no ambiente de trabalho. A competência e o preparo técnico são condições básicas para garantir o emprego, porém, para se destacar, é preciso mais que isso. É necessário ter atitude, um tipo que se sobressaia dentro do ambiente corporativo.

Por mais que as pessoas tenham estreitado relacionamentos virtuais, aumentado o número de pessoas que compartilham coisas íntimas e profissionais nas redes sociais, é no dia a dia, no corpo a corpo, que você pode se destacar de forma a ganhar pontos na empresa e galgar cargos melhores. O trato com o colega, a preocupação com regras básicas de etiqueta e toques de diplomacia podem fazer muita diferença quando a chefia tiver de escolher alguém para ocupar um cargo novo ou assumir um desafio. Veja as dicas:
  • Conviver com uma pessoa elegante no trabalho faz bem. Procure ter uma postura elegante. Isso vai da maneira de se vestir ao jeito de se comportar ao telefone.
  • Quanto ao modo de se vestir, procure não usar cores muito fortes no ambiente de trabalho, como rosa-fúcsia, amarelo-canário e verde-limão. Esses tons são fortes demais para trajar logo às 8 horas. Procure utilizar os tons neutros e escuros e, se for o caso, jogar um acessório com uma cor diferente.
  • O ambiente de trabalho normalmente tem o formato de estações, no qual um está de frente ou ao lado de outros colegas. Assim, o cuidado ao falar ao telefone ou com um colega é fundamental. Muitas pessoas não percebem que falam alto demais ao telefone, e isso é muito deselegante. Pior ainda quando a pessoa resolve gargalhar. Todo mundo vai querer saber o que é... Isso distrai e você dá o direito de ser invadido. Sugestão: atenção ao seu volume de voz ao falar ao telefone e também com o colega ao lado. Tente sempre falar em tom suave.
  • Outro problema com as estações de trabalho: em visita às empresas, percebi que algumas estações se parecem com o quarto da pessoa. Têm dezenas de “badulaques” – desde bichinhos de pelúcia a todos os tipos de porta-retrato, com fotos da pessoa na praia, segurando um copo de caipirinha. Não é uma atitude elegante poluir a estação de trabalho. Uma foto da família tudo bem, mas expor demais a intimidade não é adequado.
  • Ficar ouvindo música com head fone ou até na caixa de som do computador. Infelizmente, ambas as atitudes demonstram desrespeito com o colega ao lado. Numa você está no “seu mundo”, e não no da empresa. Na outra, pode forçar as pessoas a escutarem música quando não querem, pois algumas não conseguem se concentrar se há música no ambiente, ou forçá-las a ouvir um estilo que não lhes agrada.
  • Dar a vez para uma pessoa passar no corredor é muito elegante. Sejam mulheres ou homens. 
  • Chamar um colega para tomar um cafezinho também é uma atitude agradável, principalmente se ele acabou de ser contratado na empresa e ainda não conhece ninguém. Mas cuidado para não parecer que você não tem nada para fazer, além do social na empresa. Fazer as vezes de aglutinador de pessoas é um papel muito simpático.
  • Cuidado com a música de alarme do seu celular. Pode parecer um absurdo, mas ela revela muito a seu respeito. A música Dança do créu, por exemplo. Imagine esse toque no celular, no meio do expediente, num horário em que o funcionário foi buscar água. Muito desagradável. Algumas empresas solicitam aos funcionários que deixem o toque no vibracall para não incomodar os colegas. Essa é uma atitude elegante.
  • Em reuniões de trabalho, cuidado para não querer aparecer demais. Escute o que todos têm a dizer e dê sua opinião. Não interrompa as pessoas, mesmo que elas estejam dizendo algo absurdo. Em vez de falar: “Não diga uma bobagem dessas”, fale: “Minha opinião é diferente da sua. Acredito que...”. Não deprecie um colega na frente dos demais (mesmo que ele seja uma pessoa desagradável), pois esse tipo de atitude fica mal para você.
  • Mesmo que trabalhe em ambientes mais descontraídos, que permitam certa liberdade nas atitudes, não esqueça que tratar com educação e consideração os colegas é o passaporte certo para adquirir respeito e colaboração quando você passar a chefiá-los.

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