quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Mandela = Determinação


O que o ramo de vendas tem haver com o ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela?
A resposta é muito simples. Para você sobreviver neste ramo você precisa de determinação, garra, força de vontade e coragem. E foi isso que Mandela fez durante toda a sua vida, lutou e continua lutando em prol de um objetivo.

Mandela
Nelson Rolihlahla Mandela, 91 anos, governou a África do Sul de 1994 a 1999, foi o primeiro presidente negro eleito nas eleições multirraciais. Sua principal luta foi contra a segregação racial, o apartheid, que dominou o país durante 46 anos, de 1948 a 1994.
Seu sonho era de um país livre, onde negros e brancos pudessem conviver juntos, unidos. Uma de suas frases deixa claro sua posição, “Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos”.
Mandela ficou preso por 26 anos, mesmo no cárcere o líder continuou com seu objetivo de liberdade. O que gerou a comoção de grupos antiapartheid em todo o mundo, que encabeçaram a campanha, “Libertem Nelson Mandela”. Ele foi liberto pelo então presidente africano, Frederik Willem de Klerk, no dia 11 de fevereiro de 1990.
Madiba, como era conhecido, ganhou foi condecorado com diversos prêmios, entre eles o prêmio Lênin da Paz, o Internacional Al-Gaddafi de Direitos Humanos, dividiu o prêmio Nobel da Paz de 1993 com o presidente Klerk e foi o único de origem não indiana a receber o Bharat Rtana, considerada a condecoração mais alta na Índia. Além dessas, ele foi condecorado também com a Ordem de St. John, da rainha Elizabeth II e com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.
Com o final de seu mandato, Mandela, não desistiu de seus objetivos e lutou por  diversas causas de cunho social e pelos direitos humanos.

Vendas
Assim como Nelson Mandela luta por aquilo que acredita, um vendedor também tem que acreditar, em seu potencia e no seu produto. Não desistir jamais dos objetivos que foram traçados e correr sempre em busca de mais.
Não é fácil enfrentar um mundo onde impera a concorrência, que muitas vezes é desleal. Nem se manter presos durante anos a regras antiquadas, deve-se inovar sempre. Agir de acordo com ritmo da modernidade.
Ver um processo de venda, não como um obstáculo intransponível, mas como uma nova luta que está já está ganha. Veja sempre o seu cliente como um amigo, não inimigo. Ele precisa tanto de você como você dele.
E acredite que você é capaz de tudo, sempre que achar que uma venda será impossível, lembre-se de Nelson Mandela, de tudo que ele passou e enfrentou para alcançar aquilo que queria. A vitória.
“Há vitórias que são importantes apenas para aqueles que as conseguem.”, Nelson Mandela.



Por: Luciana Gooda
www.blog.capitalcartoes.com.br

Nenhum comentário: