segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Farroupilha: a festa gaúcha

Porto Alegre festeja as tradições regionais com acampamento, feira de artesanato, apresentações culturais e shows. Confira os destaques da festa que começa hoje e dura duas semanas.
Texto: Fernanda Castello Branco - iG

  Acampamento Farroupilha festeja tradições gaúchas
O gaúchos sabem celebrar suas tradições. Para comemorar o Dia do Gaúcho, 20 de setembro, a festa começa hoje, em Porto Alegre, e dura duas semanas. O  Acampamento Farroupilha acontece no Parque Harmonia (Maurício Sirotsky Sobrinho), com o tema “Farroupilhas: ideais, cidadania e revolução”.

Lá, os acampantes podem chegar a 6 mil pessoas, dependendo do dia da semana. Mas mesmo para quem não curte acampamento, o passeio vale a pena. Todos os dias, os visitantes podem fazer um tour pelo local das 10 às 22h, e conferir de perto feira de artesanato, apresentações culturais, concursos e provas campeiras. E conhecer a gastronomia regional em uma enorme praça de alimentação.


O tradicional churrasco é preparado no Acampamento Farroupilha

A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) também promove o programa de Visitas Guiadas ao Acampamento Farroupilha. As visitas são gratuitas e ocorrem às quintas-feiras, dias 9 e 16, e aos sábados, dias 11 e 18, com saídas sempre às 15h em frente ao palco principal, próximo à administração do parque.

Um guia acompanha os participantes pelo parque e na visita a piquetes, onde há demonstração de algumas atividades tipicamente gaúchas, como a tosquia de ovelha e a preparação do chimarrão. Com uma hora e meia de duração, as caminhadas são feitas em grupos de, no máximo, 25 pessoas. Em caso de chuva, os passeios serão cancelados.


Inscrições antecipadas

Para as visitas guiadas, as reservas podem ser feitas pelo e-mail reservas@turismo.prefpoa.com.br ou no Serviço de Atenção ao Turista (SAT) do Bom Fim, pelo telefone (51) 3333-1873. No período do Acampamento, as reservas podem ser feitas no SAT Bom Fim até as 12h do dia de cada passeio, ou no próprio Parque Harmonia, junto ao palco principal, 30 minutos antes do início do roteiro escolhido.

Nenhum comentário: