domingo, 29 de agosto de 2010

Natal Luz de Gramado


O Natal Luz de Gramado surgiu de um concerto de músicas clássicas e natalinas realizado em 1986. Esse espetáculo também contou com muitos efeitos visuais de luzes com muitas emoções. No ano seguinte a festa ganhou vida própria e a comunidade foi envolvida na decoração das principais avenidas da cidade de Gramado. O Grande Concerto deste ano contava um coral de mil vozes, acompanhando a Orquestra no decorrer do espetáculo.
Em 1988 o coral foi constituído por mais de 1.500 vozes e o evento teve incorporou uma feira de Natal com uma grande variedade de produtos típicos desta data.
Crescendo ano após ano e com o largo da Igreja Matriz já não comportando o público sempre crescente, o Natal Luz de Gramado teve a necessidade de ser transferido, em 1990, para as margens do Lago Joaquina Rita Bier. Com isso possibilitou-se a ampliação da Feira de Natal e a realização de diferentes manifestações artísticas durante todo o mês de dezembro.
Hoje o Natal Luz de Gramado envolve toda cidade na decoração e na realização de espetáculos que emocionam o público que os assistem. Os principais espetáculos do evento são os seguintes:
1. Show Nativitaten
O Nativitaten é um espetáculo que mostra a origem do natal, desde a criação do mundo, passando pela perdição da humanidade em pecados e a salvação com o nascimento do menino Jesus. O evento Nativitaten inclui shows com cantores líricos, acompanhados de som, luzes, fogos de artifício, fogo e águas dançantes. É, sem dúvida, um dos mais belos espetáculos do Natal Luz de Gramado.
2. Grande Desfile de Natal
O Grande Desfile de Natal encanta o público com a presença do Papai Noel e das principais personagens do Natal num cortejo grandioso de muita alegria e emoção. O espírito mágico do Natal contado num espetáculo de som, luz e fantasias.
3. Árvore Cantante
Numa grande árvore de Natal corais da Federação de Coros do Rio Grande do Sul cantam músicas e temas natalinos. O evento Árvore Cantante acontece, geralmente, na rua Coberta e pode ser assistido por todos que passam pelo local gratuitamente.
4. Grande Concerto de Natal
O Grande Concerto de Natal é show de cultura durante o Natal Luz. No repertório, Mozart, Tschaikovsky, Schubert , John Lenon, além de outros grandes mestres da música com corais, orquestra e solistas.
5. Janelas do Advento
Tradição da cultura Alemã, as Janelas do Advento representam a tradição das pessoas abrirem as janelas de suas casas no domingo que antecede o natal. No Natal Luz de Gramado, nos quatro finais de semana que antecedem a data, uma janela do presépio montado em frente a igreja São Pedro é aberta acompanhada por vozes e instrumentos.
6. Encontro de Papais Noéis
O primeiro Encontro Brasileiro de Papais-Noéis aconteceu em 2005 no Natal de Luz de Gramado. O evento que passa a fazer parte do Natal Luz tem como objetivo orientar os Papais Noéis de todo o Brasil a comandar o Natal de suas cidades, tendo o evento Natal Luz como cenário. São cursos e oficinas que dão aos candidatos os requisitos básicos de postura, vestimenta adequada e cuidados com as crianças.

7. Vila de Natal
Casinhas, onde se encontra produtos natalinos, compõem o cenário de uma cidadezinha de Natal. Vários tipos de presentes, lembranças e enfeites de natal estão em meio a flores e um parquinho para a diversão das crianças.
Quando: Começa na segunda quinzena de novembro e vai até a primeira quinzena de janeiro.


2 comentários:

Andre@Nurse disse...

Fui este ano pela primeira vez conhecer o natal luz de gramado e estou a-pai-xo-na-da!!!! Tanto pela cidade quanto pelo festival. este ano já estou fazendo planos p/ voltar, nem consigo imaginar meu natal longe daquele lugar!!!!

Consultores de turismo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.